SXSW TRAZ UM RESPIRO DE REFLEXÃO NO CAOS

Escrevo esse artigo justamente no dia em que o Brasil ultrapassa a média móvel de 2000 mortes diárias por Covid, aumentam-se as restrições de funcionamento e a dura realidade da crise sanitária, econômica e política se acentuam...

OS SHOPPING CENTERS PODEM AJUDAR A COMBATER A FADIGA DIGITAL?

O início de um novo ano sempre nos traz a sensação de renovação, novas perspectivas, e, sem dúvida, esperança de uma nova fase...

SHOPPING CENTERS: RESSIGNIFICAR OS APREDIZADOS E SE PREPARAR PARA 2021

Em todos os finais de ano é natural fazermos uma retrospectiva e prepararmos listas de desejos e expectativas para o próximo ciclo...

SHOPPING CENTERS E A CONSTANTE BUSCA POR INOVAÇÃO

Sem a pretensão de prover qualquer resenha, vou destacar aqui alguns temas sob o meu ponto de vista, mas quero deixar meu agradecimento e os créditos a todos os palestrantes e organizadores de cada um desses eventos: “Congresso Internacional de Shopping de Centers” ,” BConnected” e” O que o Futuro nos Reserva”, que na sua essência já largaram inovando em seu formato...

SHOPPING CENTERS: O DESAFIO DE MANTER A ATRATIVIDADE

Tenho acompanhado a triste movimentação de lojistas nos shopping centers que vêm enfrentando sérias dificuldades, e, em muitos casos, fechando as portas...

SHOPPING CENTERS E O DIA A DIA DA RETOMADA

O consumidor vai ganhando confiança e se adaptando ao tão falado “novo normal”. Com uma evolução consistente e segura, após quase 5 meses do fechamento dos shopping centers brasileiros, agora, os 577 shoppings estão liberados para reabrir, ainda que com diferentes limitações e cinemas fechados a depender de decretos municipais específicos...

OS SHOPPING CENTERS E O DESAFIO DO MENTORING

Estamos presenciando um momento de mudanças abruptas e radicais que envolvem a transformação de sistemas inteiros entre países e dentro deles. Isso também acontece em empresas, indústrias, varejo e em toda sociedade, causando um impacto sistêmico...

INIMIGO INVISÍVEL

O fato histórico que estamos presenciando é algo inimaginável, intangível e impossível de mensurar...

IT'S ALL ABOUT CONVENIENCE...

Devido às diferenças nos estilos de vida em todo o mundo, o termo conveniência é relativo...

NRF 2020 - PROVOCAÇÕES FILOSÓFICAS, REFLEXÕES CRIADORAS

Além de assistir várias palestras, conhecer as inovações apresentadas pelos expositores, estar em NY, por si só, já representa uma imersão no que existe de mais inovador para o varejo...

TRAGA O FUTURO PARA O FOCO

Acontece este mês em NY a maior conferência e exposição de varejo do mundo – NRF Retail’s Big Show, e o Brasil estará lá com uma das maiores delegações entre os 99 países participantes. Todos juntos e não antagonistas, porque a colaboração se firmou como a nova tendência...

O QUE REALMENTE IMPORTA PARA VOCÊ?

Saber responder a esta pergunta vai te trazer uma série de vantagens competitivas. Acredite. É uma habilidade fundamental para o mundo dos negócios.

As transformações, tanto de empresas como de pessoas, necessariamente começam de dentro para fora. E se você atua de alguma forma com o mundo dos shopping centers e live marketing, vai precisar entender o impacto que o novo comportamento do Ser humano, que anda bem alterado, reflete no formato de consumo...

MAGIA SUSTENTÁVEL

No meu universo de trabalho, o Natal já começou. A principal data do varejo merece toda a atenção e os preparativos para encantar e seduzir o consumidor já começam a ser montados nos corredores dos shopping centers – madrugadas de muito trabalho para as equipes operacionais e empresas de decoração de Natal...

MUDANÇA DE ROTA

Quero compartilhar com vocês um questionamento que me fiz esta semana durante a utilização do aplicativo Waze.

A particularidade desta vez é que durante o percurso, resolvi passar primeiro em outro lugar próximo, porém, em sentido contrário, para depois seguir o caminho desejado, sem desabilitar o Waze.

Obviamente o GPS imaginou que eu estava errando a rota e ficava recalculando incansavelmente para que eu pudesse chegar ao meu destino final...

A FOTOGRAFIA

Arrisco aqui a colocar uma pergunta que a maioria de nós já pensou pelo menos uma vez: Como eu posso ser criativo?
A criatividade vem de diferenças formas e a boa notícia é que hoje existe espaço para aqueles que não se enquadravam nos formatos existentes.
O caminho da inovação e da criatividade agora não só é permitido, como é dever de todo profissional que precisa fazer diferente e repensar a sua responsabilidade no mundo...

A VIDA EM MOVIMENTO

Enquanto estamos aqui aguardando boas novas da equipe econômica do nosso País, em meio a um turbilhão político entre os poderes, recebemos uma notícia relevante para a indústria de shopping centers: A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na última semana, sem restrições, a combinação dos negócios das gestoras de shopping centers Aliansce e Sonae Sierra...

SEJA UM ETERNO ENAMORADO DA VIDA!

No mundo todo, diversas datas são comemoradas todos os meses, são dias de homenagem às mães, pais, profissionais, elementos da natureza, ocasião religiosa, personalidades importantes e personagens históricos, mas uma das celebrações que sempre gostei de trabalhar nos shopping centers é a do Dia dos Namorados, pois é uma homenagem às pessoas que de alguma forma acreditam no amor. Mas o amor sincero, aquele ato genuíno de querer bem, de se preocupar e de ser o bem para o próximo....

A VOZ DO CONSUMIDOR

Tenho visitado muitos shopping centers, hipermercados, lojistas de grande e pequeno porte, e tido contato com operações de e-commerce...

PROCURA-SE UM NOVO COELHO PARA OS SHOPPING CENTERS

Nem bem terminou o Carnaval, e os Ovos de Páscoa já estão disponíveis, indicando uma possibilidade de incrementar as vendas e o consumo...

SIMPLESMENTE SER

Diferentemente de diversas outras datas comemorativas, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é muito mais do que presentear e fazer homenagens sem conteúdo para as mulheres...

O QUE TE TROUXE ATÉ AQUI NÃO VAI TE LEVAR PARA O AMANHÃ

Conceito central do pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, a modernidade líquida, seria o momento histórico que vivemos atualmente, em que as instituições, as ideias e as relações estabelecidas entre as pessoas se transformam de maneira muito rápida e imprevisível...

E O FACEBOOK ESTÁ CAINDO DAS NUVENS

O Facebook surpreende e inaugura esta semana a Pop-Up stores em lojas da Macy's  em Nova York; Pittsburgh; Atlanta; Fort Lauderdale, Flórida; Santo António; Las Vegas, Los Angeles, São Francisco e Seattle - como parte da loja de departamentos The Market @ Macy's...

TUDO JUNTO E MISTURADO: Até o luxo desafia os shopping centers

“Não queremos apenas disponibilizar compras de luxo on-line. Queremos tornar as compras on-line luxuosas”, diz Ian Rogers, diretor digital da LVMH.
O que me chamou a atenção, é que embora muitas startups sejam criadas por programadores da Bay Area como um meio de facilitar e simplificar, atestamos que para o luxo, Paris ainda é referência...

DESVENDANDO O PÓS-EVENTO: A Evolução Inevitável

Congressos, exposições, palestras, workshops e os diversos tipos de promoções, eventos e live marketing em shopping centers movem a economia, geram negócios, network, benckmarking, conhecimento e destinam-se também a espaços de lazer. Por outro lado, podem gerar impacto ambiental e social...

ABRASCE REALIZA CONGRESSO INTERNACIONAL E EXPOSIÇÃO

Acontece nesta semana em São Paulo o evento de maior relevância para o mercado. Bianual, o Congresso Internacional de Shopping Centers será realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, das 12h às 21h  no São Paulo Expo, contará com painéis e palestras com participação de grandes nomes do setor e do cenário econômico nacional e internacional...

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: POR QUE ELAS DEVEM ANDAR JUNTAS?

As duas palavras são constantes no nosso dia a dia, mas podemos achar vários conceitos para cada uma delas. No entanto, temos um consenso, que não devemos idealizar projetos inovadores sem mensurar seus impactos no futuro das próximas gerações...

REALIDADE DIGITAL E A TRANSFORMAÇÃO DAS LOJAS FÍSICAS

Assim como a televisão poderia ter acabado com a indústria do cinema e as mídias on-line enterrado de vez a mídia impressa, debate-se a tendência dos nossos atuais shopping centers versus a crescente demanda por comércio on-line. Assim como o cinema, a televisão, a mídia impressa continuam, porém, de novas formas e em novas plataformas, os “centros de compra” também devem se transformar seguindo o novo perfil do consumidor – que busca conveniência, serviço e uma nova experiência de compra. O que nos exige maior criatividade, conhecimento sobre os desejos desse novo consumidor e rapidez na sua análise e implantação de novas ações...

ESPAÇOS COM CONTEÚDO - A Nova Era para os Shopping Centers

Todo negócio vive um processo de reinvenção permanente para continuar relevante aos consumidores e não acabar obsoleto e entrar em decadência...

COMO ESTÁ O SEU MINDSET PARA LIDERAR O SHOPPING DO FUTURO?

Durante o mês de abril, São Paulo, recebeu pela primeira vez no País o evento SingularityU Brasil, uma comunidade de aprendizagem global que reúne indivíduos e organizações e as capacita com a mentalidade, o ferramental tecnológico e sua rede para criar soluções inéditas a fim de resolver os desafios mais importantes da humanidade....

O COMPLEXO UNIVERSO DOS SHOPPING CENTERS

Quem costuma frequentar um shopping center, seja para fazer compras, ir ao cinema, passear ou utilizar algum serviço, não tem ideia da complexa estrutura existente por trás de vitrinas atrativas, corredores limpos e ambiente agradavelmente refrigerado...